27 3223-3292 / 3223-8030
Placeholder image

Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado do Espírito Santo

História

 
Os vendedores viajantes eram organizados em sua associação que levava o nome de AVRES. E os propagandistas vendedores de produtos farmacêuticos estavam organizados sob o nome APROVES. Isto até o dia 02 de dezembro de 1988, quando aconteceu a integração AVRES/APROVES, resultando num sindicato forte que englobava as duas categorias diferenciadas que passou a ser chamado de Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio e dos Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos no Estado do Espírito Santo - SEPROVES.

Neste mesmo dia foi também discutido e aprovado a composição da diretoria, que foi eleita por aclamação tendo sido imediatamente empossada. Também nessa mesma assembleia foi aprovado o Estatuto. A Assembleia de instalação aconteceu nas dependências do sindicato dos portuários do Espírito Santo, situado no Centro da cidade de Vitória, precisamente na Rua Duque de Caxias, no auditório do Sindicato dos Portuários.

É importante relatar que para se chegar a esta Assembleia foram tomadas todas as providências necessárias ao ato, tais como: publicações de editais e comunicação aos patronais, dado prazo para recursos ou impugnações e tudo mais que se fazia necessário neste processo. Em todo processo de fundação e instalação do SEPROVES não podemos deixar de mencionar o apoio da Federação Nacional - FENAVENPRO, bem como sindicatos co-irmãos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que muito nos ajudaram a integrar à vida sindical.

Foram muitos os entraves a serem superados, mas a dedicação e determinação de vários companheiros, que tinham em mente a fundação do sindicato da categoria no Espírito Santo fizeram com que a possibilidade se tornasse real.

Vale ressaltar que, o SEPROVES foi o primeiro sindicato registrado após a Constituição de 1988, e o Dr. Carlos Alberto de Souza Rocha regulamentou todo ato processual na fundação desta entidade.

É importante dizer que o SEPROVES em sua criação contou com o enorme apoio dos companheiros do Rio de Janeiro, que abriram mão da base territorial do Espírito Santo.

A primeira instalação do SEPROVES aconteceu, provisoriamente, na Avenida Vitória. A AVRES – Associação dos Vendedores Viajantes do Estado do Espírito Santo -, que à época era presidida pelo Sr. Romeu Mendonça, percebendo a necessidade da categoria, doou a sala 809, que fica localizada no Edifício Ricamar, no Centro de Vitória, para que o SEPROVES pudesse dar segmento as suas atividades sindicais em defesa da categoria de vendedores e propagandistas no Estado do Espírito Santo. O endereço da sede da entidade é mantido até os dias atuais.

A partir de 11 de fevereiro de 2015, com o desmembramento da categoria dos propagandistas, foi deliberado em assembleia a nova denominação do sindicato, sendo aprovada por aclamação pelos presentes. A sigla SEPROVES foi mantida e a sua base territorial no Estado do Espírito Santo também. Com a saída da categoria dos propagandistas, a fim de atender a determinação do MTE foi formalizada a criação do novo Estatuto e a composição de uma nova diretoria. Embora, as categorias profissionais em entidades distintas devem permanecer como sempre emanados em torno de crescimento e avanços dos direitos dos trabalhadores das respectivas categorias profissionais diferenciadas.

o Sindicato dos Vendedores Viajantes do Comércio no Estado do Espírito Santo - SEPROVES-ES - passou a defender, exclusivamente, os interesses dos seguintes profissionais: Vendedores e Viajantes do Comercio no Estado do Espirito Santo, além daqueles que exercerem funções iguais, ou semelhantes, embora sob outras designações, tais como: Auxiliar de Vendas, Secretário de Vendas, Promotor, Repositor, Demonstrador, Motorista- Vendedor, Vendedor-Cobrador Viajante, Supervisor de Vendas, Chefs de Vendas, Gerentes de Vendas, Gerentes Distritais, Gerentes Regionais, Tekemarketing e Assessores de Vendas Divulgadores.



HINO DO VIAJANTE:

O Hino de Viajante, com letra e música do maestro Nelson Ferreira, foi lançado no IV Congresso Nacional de Viajantes, Vendedores e Representantes Comerciais do Brasil, realizado em maio de 1962, em Recife, Pernambuco.
Ainda hoje é motivo de orgulho para a categoria que faz questão de cantá-lo a cada encontro e confraternização.

Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá
Lá Lá Lá Lá

I Do Oiapoque ao Chuí,
Somos nós os viajantes,
que levamos nossa vida, nossa alma,
aos lugares mais distantes!
Pelo céu, pelo mar, pela terra,
trabalhamos com ardor varonil!
Não olhamos canseiras ou vigílias,
nosso lema é o progresso do Brasil!

II Companheiros, viajantes,
para frente! Sempre avante!
Porque, enquanto houver madrugada,
haverá um viajante!

(bis)



OUÇA O HINO


Receba por e-mail
Cadastre-se e receberá nossos informativos






Localização

Rua Alberto de Oliveira Santos, Edifício Ricamar, nº 59, salas 808/809, CEP.: 29010-250, Centro - Vitória - ES

Contato

27 3322 - 3292
27 3223 - 8030

Filiado à:

Desenvolvimento: